quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sobre a série


Todo Mundo Odeia o Chris (Everybody Hates Chris)

Everybody Hates Chris foi uma serie exibida entre Setembro de 2005 e Maio de 2009 pela emissora de televisão The CW.
O enredo da série foi baseado na infância e adolescência de Chris Rock, comediante e ator americano, criador, produtor, narrador e ator da série.
E foi por esse motivo que a rede de TV americana decidiu cancelar a série em Maio de 2009, alegando sair do enredo inicial, justamente porque a nova temporada seria focada no início da carreira humorística de Chris, e na morte de seu pai, Julius, em 1988.
Chris Rock narra histórias dele e de sua família, vivências engraçadas e desventuras de sua adolescência durante a década de 1980, a começar pela luta que teve de travar para encontrar seu espaço num colégio frequentado somente por brancos, muito distante de sua casa. Como o mais velho de três irmãos no bairro de Bed-Stuy, no distrito do Brooklyn, na cidade de Nova York, também precisou manter os mais novos na linha e superar os testes de sua escola, quanto ao preconceito e as dificuldades da época.
Em 1982, Chris completa 13 anos e, ao entrar na adolescência, descobre que ela não era o que esperava. Em meio à responsabilidade de ter de cuidar dos irmãos mais novos, Drew (baseado no seu irmão Andrew Rock) e Tonya, enquanto seus pais trabalham, Chris amadurece rapidamente e percebe que já faz parte do universo adulto, mesmo sem ter idade para isso.

Personagens principais
Chris Rock: o protagonista da série. O único negro da escola Corleone, além de ser filho mais velho de Julius e Rochelle. Ele deseja ser bonito, talentoso, popular, ou qualquer outra coisa positiva, mas não consegue realizar seus desejos. Por vezes, é confundido com o cantor Lionel Richie. Quase sempre se dá mal nos episódios. Trabalha na mercearia do Doc a partir da 2ª temporada.

Julius Rock: o pai de Chris. É um dos poucos pais de família do bairro. Julius é o filho mais velho de quinze irmãos, por isso teve de aprender um pouco de tudo. É um homem super trabalhador (trabalha tanto que quase não tem tempo para dormir, sendo essa sua principal queixa). Além de trabalhar em dois empregos (entregador de jornais e segurança), ainda faz hora extra, tudo para dar uma melhor qualidade de vida à sua família, em detrimento da sua própria saúde (na vida real, Julius morreu em consequência de uma cirurgia para tratar de uma úlcera aguda no estômago em 1988, sendo um dos fortes motivos para que a série não continuasse). E por trabalhar tanto pelo sustento da família, sabe dar valor a cada centavo que gasta, muitas vezes chegando a ser um verdadeiro "mão-de-vaca". Sabe exatamente o valor de tudo.

Rochelle Rock: a mãe de Chris. Mulher que age como uma espécie de ditadora perante a família. Trata seus filhos de forma autoritária, embora também demonstre carinho, por vezes. É uma mãe preocupada com a educação dos filhos. Por ser uma mulher muito soberba, matriculou Chris em uma escola de brancos que fica muito distante de sua casa, achando que o garoto receberia uma educação melhor.

Drew Rock: o filho do meio que parece ser o mais velho, no quesito altura. Além de ser o personagem mais sortudo da série, ele pode muito bem atrair todas as meninas o cercam. Drew é baseado na vida real dos irmãos Tony e Andrew Rock. Tequan Richmond, ator que interpreta Drew, havia se inscrito na audição para o papel de Chris, porém os produtores preferiram dar-lhe o papel de Drew, principalmente pelo aspecto físico.

Tonya Rock: A irmã mais nova de Chris. Como a mais jovem e também a única filha, ela é capaz de conseguir qualquer coisa através de choros, gritos, chantagens e mentiras (normalmente sendo acobertada por Julius e colocando em Chris e Drew a culpa de suas más ações).

Greg Wuliger: garoto branco, ítalo-americano, nerd e conselheiro e melhor amigo de Chris. É filho único e vive com seu pai, já que sua mãe abandonou a família. Por isso, Greg sempre foi solitário até que Chris chegou à escola Corleone em 1982.

Personagens secundários
Joey Caruso: garoto ruivo que estuda com Chris. É racista, mal-educado, falso e dissimulado, e está sempre acompanhado de outros garotos, com os quais dá surras diárias em seus desafetos (ironicamente, Caruso é baixo e gordo, semelhante a vários desses mesmos desafetos). Nunca chama Chris pelo nome, mas só por apelidos racistas. Interpretado por Travis Flory.

Senhor Omar: corretor funerário mulherengo, que se aproveita da solidão das viúvas para flertar e seduzi-las, além de ficar com elas por um tempo. É inquilino da família de Chris, morando no apartamento logo acima dos Rock e pagando o aluguel a Julius. Interpretado por Ernest Lee Thomas, é conhecido pelo seu bordão "Trágico, trágico!"

Senhorita Morello: professora de Chris. Nascida no Texas, ela demonstra gostar bastante dele, mas muitas vezes, sem querer, faz declarações inconvenientes e racistas, como achar que Chris tem muitos irmãos, que sua família passa necessidades, que sua mãe usa drogas e não conhece os vários pais de Chris e dos irmãos, etc. Aparte isso, ela também aparenta ser uma verdadeira aficcionada por estereótipos sobre negros (muitas vezes, referentes ao próprio Chris). Interpretada por Jacqueline Mazarella.

Perigo (Risky no original inglês): rapaz que vive do mercado clandestino, vendendo coisas roubadas, falsificadas ou quebradas. Num dos episódios, ele arranja um emprego de entregador de jornais com Julius, no qual, em seu uniforme estava escrito "Richard", embora talvez não seja seu nome verdadeiro, pois é provável que o uniforme tenha sido roubado de alguém. Interpretado por Mike Estime.

Doc: dono da mercearia onde Chris trabalha a partir da 2ª temporada. Interpretado por Antonio Fargas.

Professor Thurman: professor de Chris no Ensino Médio. Só aparece na quarta temporada. Interpretado por Paul Ben-Victor.

Jerome: um típico malandro de rua e "predador urbano" de adolescentes (principalmente adolescentes desafortunados, como Chris, a quem ele se refere como "o carinha que mora logo ali"), utilizando-se de sua conhecida frase "Ei, carinha que mora logo ali! Passa um dólar!" dita em tom falsamente amigável. É interpretado por Kevontay Jackson

Tio Mike: o preguiçoso, desleixado e irritante irmão mais velho de Rochelle. Mike sempre consegue enfurecer Julius de diversas maneiras, como vestir as roupas do mesmo, dar-lhe bilhetes de eventos esportivos fora do prazo de validade ou soltar sua tradicional saudação "Grande homem!" para Julius sempre ao avistá-lo.

Ryan: irmão caçula de Julius, que geralmente provoca êxtase neste com seus esquemas mirabolantes para "ficar rico rapidamente". Interpretado por Wayne Brady.

Louis: irmão de Julius, descrito como um quiroprático de sucesso. Costuma provocar ira em Julius por seu comportamento despreocupado. Segundo Julius "enquanto ele dança, o que eu faço? trabalho!"

Tasha: vizinha e ex-namorada (eles namoraram em um episódio na 4ª temporada) de Chris. Interpretado por Paige Hurd. Ela beija o Chris novamente na virada do ano de 1986 a 1987.

Vanessa: dona do salão de beleza onde Rochele "trabalha". Interpretada por Jackée Harry

Golpe Baixo (Kill Moves no original inglês): um mendigo esquizofrênico. É filho de mãe rica porém vive na rua sem se importar com o dinheiro que tem, mora numa caixa de papelão e ensina golpes de artes marciais para Drew.

Monk: sobrinho de Doc, trabalha na loja com ele. Sofre de mania de perseguição e sempre veste roupas militares alegando ser um legítimo fuzileiro naval americano. No Episódio "Todo Mundo Odeia o Substituto", Chris comenta que seu nome é Jimmy. É interpretado por Todd Bridges que também interpreta Willis na clássica série Diff'rent Strokes (Arnold, no Brasil)

Malvo: é o maior marginal de Bed Stuy. Ja foi preso diversas vezes, mas fica livre rapidamente da prisão. Torna-se o padrasto da Tasha, quando sua mãe começa a namorá-lo.

Participações especiais

Tisha Campbell Martin: Peaches, mãe de Tasha.
Whoopi Goldberg: Louise, avó de Tasha, uma mulher de aparentes 70 anos que não simpatiza com Chris (geralmente por implicância com o fato dele gostar de Tasha) e por isso vive às turras com Rochelle.
Jazz Raycole Hands: amiga de Chris.
Jason Alexander Hightower: Diretor da Corleone.
Jimmie Walker: Vovô Eugene, pai de Rochelle, que morre de infarto agudo em sua primeira aparição durante o jantar com Chris e sua família (somente reaparecendo via flashbacks depois disso). Um ex-viciado em jogos de azar, ele ensinou a Rochelle todos os truques e segredos possíveis sobre jogatinas desonestas.
Loretta Devine: Vovó Maxine, a mãe da Rochelle, uma mulher tão "necessitada" de ajudar outras pessoas que acaba atrapalhando e aborrecendo as mesmas, especialmente Rochelle.
Chris Rock: O orientador de Chris em seu último ano na escola Corleone


Históricos das temporadas

1ª temporada (1982-83)
A história se passa no condado de Brooklyn em Nova York. A família Rock se muda para uma casa no bairro de Bedford-Stuyvesant e lá o filho mais velho de um casal de negros, chamado Chris, é matriculado numa escola de pessoas brancas chamada de Corleone. Por ser negro, Chris enfrenta muitos preconceitos, pois em sua época, a sociedade americana ainda era resistente a preconceito ou deboches racistas. Chris conhece um garoto branco chamado Greg e mantém com ele uma amizade por longo tempo. A família de Chris, é composta por dois irmãos, o do meio chamado Andrew (Drew) e a mais nova chamada de Tonya. Seus pais se chamam Rosalie (Rochelle) e Julius. Rochelle é uma mulher extremamente estressada e Julius uma pessoa extremamente trabalhadora, que luta pelo sustento de sua casa.

2ª temporada (1984-85)
Chris começa a trabalhar no Doc's e ainda enfrenta problemas referente a preconceitos, travando uma longa batalha com Joey Caruso, um garoto branco que o vive discriminando por causa da sua condição social. Na escola Chris torna-se muito amigo da professora Morello. Essa professora é a favor da comunidade negra, mas é ao mesmo tempo, extremamente preconceituosa relacionando Chris com diversos preconceitos comum aos negros.

3ª temporada (1985-86)
Chris e seu amigo Greg continuam estudando no colégio Corleone. Neste período, Chris dá o seu primeiro beijo em uma brincadeira, é suspenso da escola por andar com cigarros e começa a pensar em seu futuro após a formatura.

4ª temporada (1986-87)
Por fim a última temporada da série, passada. Chris vai para o Colégio Tattaglia. Esta é a temporada em que Chris toma atitudes mais radicais, como sair de casa e largar os estudos. No Ano Novo, realizado na Times Square, Chris vai com Malvo, Peaches (Tisha Campbell Martin) e Tasha, comemorar a passagem de ano, porém Tasha surpreendentemente beija Chris. Após algum tempo, Chris está extremamente apaixonado por Tasha e a pede em namoro. Tasha aceita namorar com Chris, o que o deixa feliz e extremamente desconfiado. Chris não imagina que Tasha seria tão exigente como namorada. Chris por fim, é Reprovado no 1° Ano e por isso repete, porém resolve não completar os estudos e fazer um exame supletivo.